Bitcoin é sem dúvida uma das criações mais fascinantes do século 21 é uma moeda inteiramente eletrônica, seu uso e oferta monetária regidos por código de computador. Ao contrário da moeda fiduciária tradicional, que é controlada por bancos centrais e órgãos governamentais, a rede Bitcoin é descentralizada e mantida por milhares de computadores independentes na Internet. Para os investidores, o Bitcoin tem qualidades únicas que fazem com que se torne um porto seguro nas finanças. Ele combina algumas características de commodities e moedas, ao mesmo tempo que exibe características distintas que não têm um análogo nas finanças estabelecidas. A criptomoeda é verdadeiramente uma classe de ativos diferente de qualquer outra. Semanalmente iremos abordar conceitos do Bitcoin para aprofundar seus conhecimentos nesse vasto mercado.
Dica de livro: Mastering Bitcoin: Unlocking Digital Cryptocurrencies.
Diversificação pode ser uma boa estratégia
As ações e títulos podem ser investimentos básicos, mas investir em moedas digitais, como o Bitcoin, podem proporcionar uma maior diversificação, com retornos elevados por unidade de risco, à medida que os investidores procuram construir carteiras mais sólidas. O Bitcoin tem historicamente atuado como um ativo não correlacionado e como resultado pode fornecer benefícios a uma carteira de investimentos, o qual outros ativos podem não ser capazes de igualar. Ao dimensionar adequadamente uma alocação de Bitcoin como parte de uma carteira de investimento tradicional, por exemplo, uma alocação de 1-5%, os riscos de investir em Bitcoin podem ser mitigados em relação aos ganhos potenciais. Este é o poder da diversificação. A INFRAESTRUTURA A rede de transações globais do Bitcoin permite que ele seja enviado com segurança para qualquer lugar, além das fronteiras, em qualquer valor, a custos baixos, tão perfeitamente quanto uma mensagem de texto e sem a necessidade de terceiros confiáveis. As implicações dessa capacidade são enormes, com a possibilidade de descartar a necessidade de terceiros confiáveis, isso permite que bilhões de pessoas realizem transações sem a necessidade de sistemas robustos de fiscalização do governo, tornando o comércio e as finanças internacionais mais acessíveis. Além disso, devido à arquitetura digital inovadora da rede do Bitcoin, sua infraestrutura central também nunca foi hackeada ou colocada offline por invasores, apesar das inúmeras tentativas.
Bitcoin é um investimento seguro
Como um ativo escasso, ao máximo serão minerados 21 milhões de Bitcoins dos quais aproximadamente 90% já estão disponíveis no mercado (https://www.coingecko.com/pt/moedas/bitcoin), o Bitcoin demonstrou as mesmas características dos investimentos tradicionais, como ouro. Isto demonstrou um bom desempenho em tempos normais e voláteis.Por exemplo, durante choques de mercado anteriores incluindo Brexit, Grexit e tensões comerciais aumentadas entre os EUA e a China, o Bitcoin superou o desempenho dos mercados tradicionais de ações e títulos, muitas vezes por uma margem significativa. A indiferença do Bitcoin em relação as condições de mercado mais amplas o tornaram um investimento atraente para aqueles que lidam com a inflação crescente. As políticas monetárias que desvalorizam as moedas locais têm levado um crescente volume de investimentos em Bitcoins por residentes desses países. Numa época em que os Estados Unidos estão presenciando um estímulo fiscal sem precedentes, a ideia de uma moeda desconectada dos desenvolvimentos geopolíticos tornou o Bitcoin uma opção atraente para muitos investidores. Analisando os gráficos dos ativos e bolsas mais importantes do mercado tradicional e com um paralelo ao Bitcoin podemos ver claramente que ao longo dos anos o Bitcoin tem sido utilizado como um grande refúgio para os grandes investidores.
Qualidades únicas do bitcoin
Ativos digitais como o Bitcoin não são apenas um novo investimento, eles representam uma classe de ativos totalmente nova, diferente de qualquer outra. Com uma capitalização de mercado acima de $1 Trilhão em 2021, o Bitcoin tem o potencial de revolucionar muitos aspectos de nossas vidas. Assim como o computador e a Internet transformaram radicalmente a maneira como as pessoas armazenam, processam e trocam informações, o Bitcoin aprimora as maneiras como podemos armazenar, processar e trocar valores. Para acompanhar a capitalização de mercado do Bitcoin acesse: https://www.coingecko.com/en/coins/bitcoin Os ativos digitais compartilham algumas das mesmas qualidades das commodities e moedas. No entanto, geralmente não estão correlacionados com outras classes de ativos e com o mercado mais amplo, o que significa que muitas vezes os ativos digitais não exibem nenhuma das características que associamos às classes de ativos tradicionais. Quando se trata de Bitcoin, é útil pensar nele como uma reserva de valor e um meio de troca. Mais importante ainda, os investidores terão mais facilidade para entender o papel que ela pode desempenhar em uma carteira se eles compreenderem suas características subjacentes únicas. O Bitcoin possui uma composição superior de qualidades de “bom dinheiro” para uma economia digital global: é independente, escasso, verificável, portátil e divisível. Muitos veem o Bitcoin como um “ouro digital” novo e aprimorado, mais adequado para o nosso mundo moderno. Entender esses aspectos do Bitcoin é a chave para entendê-lo como um produto financeiro inovador, que deve ser seriamente considerado como um investimento financeiro.
Bitcoin é independente
Uma diferença crítica entre o Bitcoin e outras classes de ativos é que não existe uma autoridade central que governa a política monetária ou distribuição global do Bitcoin. A mudança do clima político não afeta a quantidade de Bitcoin criada diariamente. A capacidade de enviar e receber Bitcoin não pode ser controlada por um governo. Nações e economias podem subir e cair, mas o Bitcoin foi projetado para permanecer separado desses eventos. Diversas características do Bitcoin são codificadas na rede Bitcoin e, devido à natureza descentralizada dessa rede, seu código não pode ser alterado arbitrariamente. Apoiadores e investidores do Bitcoin veem isso como um benefício desse ativo digital, dada sua independência dos atos governamentais.
O bitcoin é escasso
No protocolo do Bitcoin está embutido que haverá apenas 21 milhões de Bitcoin. Atualmente existem aproximadamente 19 milhões de Bitcoins em circulação, com aproximadamente 2 milhões esperando para serem minerados, criados. A previsão é de que o último Bitcoin seja extraído por volta do ano de 2140, a partir desse nenhum Bitcoin adicional entrará em circulação. Para acompanhar o Supply circulante do Bitcoin acesse: https://www.coingecko.com/en/coins/bitcoin Essa escassez torna o Bitcoin semelhante ao ouro, exceto que, ao contrário do ouro, não há depósitos de Bitcoin não descobertos que possam distorcer o mercado. À medida que a adoção do Bitcoin continua a crescer, haverá uma competição cada vez maior por uma quantidade cada vez menor de novos Bitcoins.
O bitcoin é verificável
Uma das qualidades mais interessantes do Bitcoin é a capacidade da rede de evitar transações fraudulentas. Apesar de inúmeras tentativas, nenhuma entidade foi capaz de alterar o log de transações do Bitcoin, nenhuma entidade foi capaz de “falsificar” Bitcoins ou fingir possuir mais Bitcoins do que realmente tinham. Isso se deve à natureza criptográfica da rede Bitcoin e à tecnologia Blockchain que ela introduziu no mundo. O Bitcoin também não precisa de um processador central para ser verificado. Essa função está espalhada por toda a rede Bitcoin por meio do uso da tecnologia Blockchain, utilizando milhares de computadores em todo o mundo, cada um mantendo um registro idêntico das transações que ocorrem na rede. O blockchain do Bitcoin permite que as transações sejam verificadas em qualquer lugar, a qualquer hora e através de qualquer dispositivo conectado.
Bitcoin é portátil
Como o Bitcoin é uma moeda digital, ele pode ser armazenado facilmente em qualquer meio digital. Qualquer pessoa pode criar uma carteira Bitcoin sem passar pelos guardiões das instituições financeiras. O Bitcoin pode ser armazenado em uma carteira que apenas o proprietário pode acessar, isso significa que o Bitcoin é amplamente acessível e também incrivelmente seguro. Ele pode cruzar fronteiras em um instante – uma conexão com a Internet é tudo o que é necessário para efetuar uma transação em Bitcoin e alcançar qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer momento.
Bitcoin é divisível
Enquanto um dólar americano só pode ser dividido em 100 partes denominadas (centavos), um Bitcoin pode ser dividido em 100 milhões de partes identificáveis (satoshis). Como não há necessidade de possuir um Bitcoin inteiro, muitos investidores começam no mercado adquirindo uma pequena fração, sabendo que sempre podem investir mais com o tempo. Para investidores que estão curiosos, mas incertos sobre os riscos de investimento associados ao Bitcoin, essa qualidade oferece flexibilidade para que os investidores de Bitcoin invistam a quantia exata em dólares que desejam. Essas características individuais começam a pintar um retrato de um investimento verdadeiramente único que exibe usos práticos significativos no mundo real, ao mesmo tempo que retém muitos elementos atraentes dos instrumentos financeiros. A independência e a natureza não correlacionadas do Bitcoin aos mercados globais tornam-no um ativo porto seguro em potencial para investidores que buscam se proteger contra as mudanças nas políticas monetárias que têm efeitos posteriores sobre muitos outros ativos financeiros. O fato de ser imune à falsificação, ao mesmo tempo que é amplamente acessível e facilmente divisível, dá um valor imenso para os usuários comuns, com maior probabilidade de impulsionar a adoção global da moeda digital. Sua escassez verificável significa que, à medida que seu uso continua a crescer, a competição crescente para possuir Bitcoin pode ser um grande motivador de demanda por seu preço nos anos e décadas vindouros.
Aceitação principal de bitcoin
O vínculo inextricável entre moedas digitais como Bitcoin e suas blockchains subjacentes é um componente crítico para permitir que moedas digitais funcionem adequadamente sem uma autoridade central ou governante. Como você já deve saber, a blockchain é um livro-razão digital que mantém um registro de cada transação que ocorre entre os participantes de uma rede, como a rede Bitcoin, capturando detalhes importantes, incluindo o remetente, o destinatário e o valor transacionado. Cada moeda digital depende de uma blockchain ou livro-razão, mas esta poderosa tecnologia tem casos de uso, além de capturar os detalhes das transações de moeda digital. A tecnologia Blockchain atrai enorme atenção e investimento real de grandes corporações e governos, que buscam reconhecer as aplicações do mundo real da tecnologia, que vão desde o gerenciamento da cadeia de suprimentos até a votação em eleições nacionais. Ainda é cedo, mas esses movimentos alimentam o otimismo em torno das aplicações práticas da classe de ativos.
Investimentos do setor privado
Um Relatório feito em 2019 pela Deloitte entrevistou 1.000 empresas em sete países sobre quando e como integrariam a tecnologia blockchain em suas operações. O relatório revelou que 34% dos entrevistados já tinham um sistema blockchain em produção, enquanto outros 41% anteciparam o desenvolvimento do blockchain em 2020. Além disso, os bancos globais JP Morgan e Bancos alemães publicaram seus próprios relatórios que afirmam que as moedas digitais e de blockchain serão solidificadas no mainstream nos próximos dois a cinco anos. E quanto às próprias moedas digitais, o suporte não termina aí; de acordo com dados publicados pela empresa Fidelidade, que pesquisou 774 instituições financeiras, 36% das instituições americanas e europeias atualmente detêm moedas digitais ou ativos derivados associados. As instituições financeiras tem demonstrado um interesse particular no avanço dessa tecnologia. Instituições como JP Morgan, The Royal Bank of Canada, American Express, MicroStrategy e Goldman Sachs fizeram todos os investimentos no desenvolvimento de projetos de blockchain e financiaram startups com foco em moeda digital ou estão fornecendo serviços bancários a eles. Quando se trata de empresas de tecnologia, IBM investiu mais de $200 milhões em pesquisa e desenvolvimento, tornando-se uma das maiores empresas do mundo a adotar a tecnologia de cadeia de blocos. O Facebook publicou planos de lançar seu próprio sistema de pagamento baseado em moeda digital denominado Novi, antigo calibra, para apoiar a moeda digital Libra, em algum momento de 2020. Novi poderia continuar a empurrar a consciência, se não a aceitação, das moedas digitais para o mainstream.
Interesse do setor público
Os governos e organizações do setor público também expressaram interesse significativo no espaço. Nos Estados Unidos, várias entidades governamentais (USPS, US Air Force e o US Department of Health) investiram milhões de dólares na construção de novos sistemas baseados na tecnologia blockchain. Em 2019, o IRS publicou sua primeira orientação tributária em moeda digital desde 2014, marcando um novo marco de aceitação entre os reguladores. Governos estrangeiros em todo o mundo também colocaram apoio financeiro significativo por trás de moedas digitais e tecnologia de blockchain. Em 2018, 22 países assinaram uma declaração para investir € 300 milhões até 2020 em projetos de blockchain no âmbito do Projeto Horizonte 2020, alguns países como Alemanha, França e Reino Unido. Em abril de 2020, o Banco Central da China lançou um piloto de sua moeda digital Yuan em municípios selecionados. Empresas como McDonald’s e Subway estão entre 19 empresas que adotaram a moeda digital como parte desse teste “um experimento nacional que outros países acompanharão de perto.
Perspectiva para os investidores
Embora o interesse do setor privado e do setor público na tecnologia de blockchain possa não parecer diretamente relacionado ao investimento em Bitcoin, é importante reconhecer que a adoção da tecnologia de blockchain confere maior legitimidade e credibilidade a este novo ecossistema digital e seus vários casos de uso como um todo – Bitcoin incluído. A relação entre moedas digitais e sua tecnologia blockchain subjacente não pode ser subestimada. Da mesma forma que se pode comprar nomes de domínio, mas não possuir a Internet, investir em moedas digitais é a primeira e mais líquida forma de os investidores possuírem um pedaço de uma rede e ganharem exposição a essa nova tecnologia empolgante.
Deixe uma resposta